domingo, 20 de setembro de 2015

Um muro que traz histórias...

Você já reparou que quando recebemos uma notícia ruim a primeira coisa em que fazemos é nos lamentar e ficar perguntando porque isso ou aquilo nos aconteceu?
Olhamos ao nosso redor e o que vemos? Tudo desabado!

E logo gritamos, muitas vezes por dentro, Porque Deus? Porque?
E quando não perguntamos isso, logo vamos justificando, isso aconteceu porque o diabo está furioso, ou então isso me aconteceu porque foi macumba e pior ainda, isso me aconteceu porque era plano de Deus.
Dificilmente recebemos a notícia, paramos e dizemos, isso aconteceu porque eu fui culpado.
 

Encontrei um homem, com tal característica: Neemias
 
Neemias, da tribo de Judá, morava no palácio em Susã e servia ao rei como copeiro. Certo dia, seu irmão Hanani veio de Judá ao seu encontro e Neemias quis saber como estava a cidade de seus pais e do seu povo, e Hanani só trouxe más notícias: " Os judeus que escaparam, que restaram do cativeiro e a cidade de Jerusalém está em ruínas, o povo que restaram do cativeiro estava em estado de miséria e desprezo. O Muro de Jerusalém fendido e as portas queimadas" (Ne1:3)

A primeira reação de Neemias foi sentar, chorar e se lamentar! Por acaso te lembra alguém??? rsrsr... isso também nós fazemos né...

Mas o que adiantaria ele continuar se lamentando? O que iria resolver? Ele ficou alguns dias assim, chorando, jejuando e orando... Chorando, jejuando e orando... Chorando, jejuando e orando!
Meu Deus, as vezes leio essa passagem e até parece que meu nome é Neemias e não Priscila, acho que você também está tendo esse sentimento, né.

Precisamos orar, precisamos jejuar, mas em determinados casos isso não resolve. É preciso agir. Neemias se levantou, secou as lágrimas e começou a enxergar que ele precisava fazer algo

 O nome Neemias significa: "confortado por Deus", mas nem por isso ele ficou no conforto, logo pensou numa forma de mudar aquela situação. E a melhor forma de você resolver qualquer situação é ir até a origem do problema.

E sabe qual foi a origem do problema para a cidade estar naquela situação? P E C A D O 

Ele orou ao Senhor e confessou o seu pecado e o pecado de seus pais... Não culpou a Deus pelo problema, não culpou ao diabo e nem a ninguém, a origem do problema de Judá era o pecado. Pois a cidade foi tomada, e Deus sempre avisou o povo que eles estavam na desobediência e que aquilo iria acontecer, o povo não deu ouvidos ao Senhor até que o mal chegou. 

Nunca acontece algo de ruim com nós sem que o Senhor nos avisa. Ele sempre está te falando: Ei não vai por esse caminho, ei não é desse jeito, ei não faz assim, ei é dessa maneira que Eu quero, ei vai em tal lugar e faz isso... e aí eu lembro de quem? JONAS....

Ele mesmo Jonas! Jonas estava no barco dormindo, caía uma grande tempestade e isso foi um grande problema para aquela tripulação, ele sabia bem resolver aquele problema e acalmar a tempestade, ele foi até a origem do problema que era ele próprio. A causa da tempestade não foi um tempo ruim, mas a principal causa foi ele mesmo. Tanto que jogaram ele ao mar e a tempestade passou. 

A origem do problema de Jonas foi a DESOBEDIÊNCIA... 

poderiam jogar todos os pertences no mar, poderiam jogar todos os demais no mar, mas a origem do problema ainda estaria lá por isso que a tempestade só passou quando jogaram no mar a origem do problema. 
Você está entendendo o que quero dizer????   
Quantas pessoas tem que sofrer por que você é a origem do problema??? 
Não estou dizendo para você se jogar ao mar, mas reconheça!!!
O fato de você reconhecer que o problema é com você já é a forma de se lançar ao mar, quando nos arrependemos nos jogamos no mar do arrependimento, e com certeza isso vai mover o coração de Deus e mandar uma peixe bem grande te buscar.

Aproveita esse desenho, pinte, coloque o seu nome e data de hoje  e coloque na porta da sua geladeira.  Assim você vai sempre ver que vc está na condição de Jonas e precisa mudar, kkkk.   Acho que vou pintar o meu!




Ou então, você está lutando há muito tempo com um problema e não vê a solução, vai lá até a origem do seu problema, reflita veja onde ele começou, qual foi a causa. Voltando para Neemias foi exatamente o que ele fez, ele se humilhou ao Senhor e pediu perdão pelos seus pecados, perdão pelos pecados que nem foi ele que cometeu, pecados dos seus pais e do seu povo. E ele conhecia o Deus a quem ele servia e sabia que haveria misericórdia pois assim Deus tinha prometido. Ele lembrou da promessa que uma vez o Senhor fez: "E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos e os cumprires, então ainda que os vossos rejeitados estejam nas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome" (Ne1:9)

Bom, orar e jejuar Neemias já tinha feito e muito, mas era preciso agir. 

ORAÇÃO = ORAR + AÇÃO
Era preciso colocar as mãos na massa. Mas como, se ele era copeiro do Rei e não poderia sair para do palácio? Rapidinho ele teve uma estratégia. Ei... Deus vai te dar estratégias, fique atento!!!
Aproximadamente 3 meses após recebido a notícia, Neemias se apresentou ao rei com cara de tristinho. Aparentemente ele era queridinho do rei e ele sabia que se o rei visse ele com aquela cara ele iria querer saber porque Neemias estava assim... Dito e feito. Neemias foi servir o vinho ao rei, e logo o rei perguntou. Era a oportunidade que Neemias precisava para contar o seu problema ao rei e conseguir resolver...

                                                              continua, em breve.... 
 

Um comentário: